O que você quer encontrar?

Compartilhe no Twitter!

Traduza essa página !!

15 janeiro 2013

Pausa para falar de ética


Ola pessoal ,

Conforme disse na apresentação do blog, esse espaço foi criado para divulgar a Gestalt-Terapia com crianças, com base em um livro escrito por mim e publicado em 2005 e minha proposta, além de apresentar os fundamentos dessa abordagem na clinica com crianças, é a de abrir a possibilidade de trocar e discutir acerca das vicissitudes do gestalt-terapeuta de crianças sob o ponto de vista da prática fundamentada teoricamente.

No entanto, me vejo envolvida em situações bastante desagradáveis, envolvendo copias dos conteúdos do livro e do blog, sem o crédito de autoria, ou seja, pessoas usando o que eu escrevo como se fossem autoras.

É lamentável que tenhamos entre nós pessoas que desacreditam de sua capacidade de produzir com originalidade e estilo próprio e se apropriam descaradamente da produção alheia, que é fruto de muito trabalho e investimento de tempo. 

É assustador pensar que são profissionais (!!??) como nós e que possuem acesso a pessoas no exercício de sua profissão. Que tipo de credibilidade tem um profissional assim ?

É ainda mais inquietante pensar que para um plagio descoberto, com certeza existem outros, escondidos em trabalhos de graduação  TCCs, monografias e outros que não chegaram a internet.

Infelizmente, além do meu prazer em compartilhar conhecimento, experiencia e questionamentos com cada um de vocês, vou precisar destinar parte do meu tempo fazendo "varreduras" na internet para detectar ao menos os mais ousados, que não possuem o menor pudor de cometer um crime  publicamente!

Lembrem que ao recomendarem, compartilharem ou divulgarem qualquer produção intelectual é preciso citar a fonte e dar a referencia completa do autor.

Espero que possamos continuar esse trabalho e que a generosidade de um profissional em compartilhar seu conhecimento não seja brindada pela má fé e falta de ética daqueles que não possuem competência e dignidade no exercício de sua profissão.

abraços para todos
Luciana Aguiar

P.S.: O site Pedagogia ao pé da letra possui um artigo publicado, intitulado  A compreensão diagnostica em Gestalt-Terapia, cuja autoria é creditada a André Henrique Oliani, mas na verdade, é uma colagem quase integral de vários textos meus (inclusive com as minhas imagens!!), publicados no livro Gestalt-Terapia com crianças: teoria e prática e reproduzidos em parte nesse blog. Os momentos de confusão e truncagem do texto são justamente aqueles em que o "autor" tentou fazer pequenas modificações e sínteses  certamente crendo que ao combinar frases ou começa-las com sinônimos estaria dando sua "originalidade" ao texto.

A imagem do post, veio daqui.

3 comentários:

  1. Esse tipo de coisa é no mínimo lamentável... De qq forma, gostaria de parabenizar seu trabalho. O livro é excelente e o blog amplia a possibilidade de discussão. Abs.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que isso aconteça Luciana e que vc ainda tenha que perder seu tempo com essas varreduras, infelizmente! Adorei o blog e acompanho sempre que posso. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola meninas
    Grata pelas palavras de apoio e carinho. abraços, Luciana

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui suas impressões e duvidas!

Qual é o seu maior desafio como psicoterapeutas de crianças?