O que você quer encontrar?

Compartilhe no Twitter!

Traduza essa página !!

LIVROS



O drama da criança bem dotada: como os pais podem formar (e deformar) a vida emocional dos filhos

Alice Miller
São Paulo: Summus, 1997.

Não é um livro de Gestalt-Terapia, porém revela-se  uma leitura absolutamente indispensável para quem aspira seguir o oficio de psicoterapeuta.
Discutindo a intrincada teia de influencias mutuas na relação pais e filhos e  a profunda implicação de nossas formas relacionais habituais, construídas desde a infância   em nossa vida adulta e na relação com nossos clientes, Alice Miller nos proporciona uma leitura questionadora e, por vezes, angustiante.
Não deixem de ler!!!!
Boa leitura!!



Patricia Lima,Gladys D´Acri e Sheila Orgler (organizadoras)
São Paulo: Summus, 2007

Esse livro vai ajudar na compreensão dos posts uma vez que aborda os principais conceitos da Gestalt-Terapia.

Boa leitura!!!


Livro pioneiro no cenário da Gestalt-Terapia com crianças, mantendo-se durante muitos anos como praticamente a unica referência do trabalho com crianças e alguns adolescentes dentro da abordagem. Apresenta predominantemente o uso das famosas técnicas gestálticas  com algumas pinceladas teóricas, sem grande sistematização. 




 A Clinica gestáltica com crianças: caminhos de crescimento


Sheila Antony (org.)
São Paulo: Summus, 2007.


Os autores, cada qual baseado em experiências próprias, expõem sua forma de usar a Gestalt-terapia para acolher seus pequenos pacientes - e, em alguns casos, a família destes. Entre os temas discutidos estão - a ética (inclusive com referências ao Estatuto da Criança e do Adolescente); a necessidade de ser mais flexível e de aprender junto com o paciente; a realidade das crianças que vivem em orfanatos/abrigos; a importância de adequar a teoria a uma realidade cada vez mais caótica e fragmentada.

O terreno da GT com crianças ainda é árido, mas pouco a pouco estamos conseguindo produzir! Esse livro, escrito a varias mãos, todas de amigos queridos, vem discutir um pouco tópicos atuais na temática da infância, a luz da Gestalt-Terapia.

Boa leitura a todos!




Um comentário:

  1. Olá,estes livros são de grande ajuda para minha pesquisa, só conhecia o da Oaklander, indicado no curso de Pós- Graduação.Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante! Deixe aqui suas impressões e duvidas!

Qual é o seu maior desafio como psicoterapeutas de crianças?